Publicações

Artigos e capítulos

(2020-2022)

 

2022
2021
  • Archangelo, A. & O'Louglin, M. (2021). Exploring Racial Formation in Children: Thoughts from an Encounter with Black Children in Brazil. Journal of Infant, Child, and Adolescent Psychotherapy, v. 1, p. 1-15.
  • Archangelo, A., Luz, T.R., Campanaro, C. R. & Rodrigues, I. A. (2021). Sentimento de Pertencimento e Desenvolvimento da Moralidade na Escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa (Brasília. Online), v. 37, p. 1-10.
  • Lins, H.A.M.& Bispo, C.F.B. (2021). O racismo e a literatura para a infância: os falsos dilemas em torno da  “liberdade de expressão” x  “mordaça”. In: Maria Anória de Jesus Oliveira, Ana Lúcia Silva Souza, Iris Maria da Costa Amâncio (Orgs).: Literatura, língua e artes: linguagens d’áfricas e de suas diásporas. XI COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 9 a 12 de novembro de 2020 (parte I) e 23 a 26 de maio de 2021 (parte II).  Curitiba : Universidade Federal do Paraná, pp. 62-81.  Disponível em:https://drive.google.com/file/d/17OKt64KznfAMzMqaqFzLYZZPzoKb8SzM/view.
  • Lins, H. A. M. (2021). Infancia en tiempos de guerra moral y espiritual en Brasil: culturas (in) materiales y subjetivación política (des)democrática. Sociedad e Infancias, 5(2), 77-97. https://doi.org/10.5209/soci.78374
  • Lins, H.A. M. (2021). Linhas de voo de um bebê surdo: emaranhados e agências nos processos de subjetivação e educação. Educação em Revista [online]. 2021, v. 37, e235031. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-4698235031>. Epub 30 Abr 2021. ISSN 1982-6621. 
  • Lins, H.A.M., Cabello, J. & Miranda-Júnior, J. O.F. (2021). Infancias, fake news y (des) democratización en América Latina: cómo establecer otros comienzos a través de la Educación? RIIE - Revista del Instituto de Investigaciones en Educación, Año 12 (16), 115- 133. Unne- Argentina. Disponível em: https://revistas.unne.edu.ar/index.php/riie/article/view/5754/5456.
  • Lins, H.A.M, Maluf, J.L. & Freitas, N.F. (2021). O direito à informação e comunicação das crianças ameaçado no Brasil: “temas sensíveis” em tempos de neo-conservadorismo. Cad. Gên. Tecnol., Curitiba, , v. 14, n. 44, p. 603-628, jul./dez. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11691/8451
  • Lins , H. A. M., Marques, G. A. & Ragnane, H. D. (2021). Pedagogia das diferenças e a formação docente em tempos de necropolíticas . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 211–230, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n1p211-230. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3814.
  • Lins, H.A.M. (2021). Por rastros do entre: histórias, memórias e o Ainda Não no território das infâncias. In: Ana Lúcia G. de Faria e Adriana Silva (Orgs). Sociologia da Infância no Brasil II em tempos de pandemia e necropolítica. Pedagogias descolonizadoras reinventando novas formas de vida. SP: Pedro & João. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/loja/sociologia-da-infancia-no-brasil-ii-em-tempos-de-pandemia-e-necropolitica-pedagogias-descolonizadoras-reinventando-novas-formas-de-vida/
  • Lins, H.A.M. (2021). Estágios Supervisionados e escolas em tempos pandêmicos: o que (i)mobiliza saberes e formações. Blog FE Publica. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/fe-publica/publicacoes/estagios-supervisionados-e-escolas-em-tempos-pandemicos-o-que-imobiliza.
  • Mendonça, L. C.& Archangelo, A. (2021). Questões de gênero, da psicanálise e da educação. Jornal de Psicanálise, v. 54, p. 97-114. 
  • Santos, R. C.& Archangelo, A. (2021). Medida socioeducativa, ambiente escolar e alojamento psíquico. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 12, p. 91-118.
  • SANTOS, E. F.; PRESTES, C. R. S. . Race and Gender Relations in Developmental Psychology. In: Luciana Dutra-Thomé; Dóris Firmino Rabelo; Dandara Ramos; Emanuelle Freitas Góes. (Org.). Racism and Human Development. 1ed.Cham: Springer, 2021, v. , p. 09-19.
  • Silva, C. P. & Lins, H. A. M. . (2021). “A gente faz a faculdade... pra criança normal”: representações sociais de educadoras sobre as diferenças. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, 9 (1). https://doi.org/10.29327/210932.9.1-2.
  • Soligo, A. & Yemi, H. (2021).  Os desafios da formação em Saúde no contexto da pandemia: experiências da Psicologia e da Fonoaudiologia. Em Stela M. Nicolau; Sônia M. Lemos; Maísa B. Pedroso & Mirian Falkenberg (org). Formação No e Para o Sus na Pandemia da Covid-19: resistências e (re)invenções. Porto Alegre: Ed. Rede Unida.
  • Soligo, A. (2021). Prefácio. Em Sônia S. Barroco; Marli Zibetti & Marilda Facci (org). Psicologia e docência no ensino superior: formação e atuação de professores. Maringá: EDUEM. 2021. 
  • Soligo, A. (2021). Prefácio. Em Ronaldo Alexandrino. A suposta homossexualidade. Curitiba: Appris. 2021.
  •  Soligo, A. . Presentación. Em Horacio Maldonado (org). Ser docente de la Psicología en América Latina. Latinoamerica: ALFEPSI Editoria. 2021.
  • Tebet, G., Matsuyama, A.M., Menezes, C.P.B & Lins, H.A.M. (2021). Masculinidade como construção social: reflexões sobre a primeira infância, gênero e pandemia. In: Marcia Aparecida Gobbi, Juliana Diamente Pito (Orgs). Coletivos, mulheres e crianças em movimentos: na pandemia, do podcast ao livro. São Paulo: FEUSP, 464p. pp; 175-191. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/575 
 
 
2020

 

Livros/ E-books

 
 

                                       

  Estudos de bebês e diálogos com a Sociologia
    (Editora Pedro & João, 2019. Ver detalhes aqui)                Ferdinand Berthier (Editora CRV, 2021. Ver detalhes aqui)    Amor e Ódio na Vida do Professor (Cortez Editora, 2007)
 
 

                  

  Capacidade para não aprender (Ed. Zagodoni, 2021)           Temas em Psicologia Educacional (Mercado de Letras, 2017)

                                                                            

                                                            
                     
 Minorias, Direitos Humanos e Educação
    (Editora da FE/UNICAMP, 2018.
    Download gratuito aqui)           
                                                                                                Democracia e participação das infâncias e                                                                                                                 
                                                                                                juventudes no Brasil: cidadanias  mutiladas                                                
                                                                                                (Editora Mercado de Letras)     

     

                        
           Mídias, infâncias e diferenças
           (Editora Leitura e Escrita, 2017.
           Download gratuito aqui)                                             
                                                                                               Pedagogias da morte e da guerra como legado das direitas radicais às crianças e adolescentes:
                                                                                               discursos, estéticas e políticas (Disponível para Download gratuito aqui)

           

                                                                                           
 
 

Coleção Escola Significativa

                           
 
 
   
    
 

Série Setembro Azul

                    
  Plano Nacional de Educação e as políticas locais para a                                                                                   
  implantação da educação bilíngue para surdos 
  (Download gratuito aqui)                                               
                                                                                    Ações afirmativas para pessoas surdas no processo
                                                                                    de escolarização
                                                                                    (Download gratuito aqui)                                                                      
                                                                                                                                                                          Direitos humanos em questão: a universidade pode se fazer falar em Libras?
                                                                                                                                                                          (Download gratuito aqui