Artigos e capítulos
(2020-2022)
2022
- Tebet, G., Lins, H.A.M., Magiolino, L., Barbosa, L. M., Monção, M. A. G. & Mazza, D. (2022). What does it mean to educate and care for children in Brazil in times of COVID-19? In: L. Henderson, H. Ebrahim & K. Bussey (Orgs). Early Childhood Education and Care in a Global Pandemic. Disponível em:https://www.routledge.com/Early-Childhood-Education-and-Care-in-a-Global-Pandemic-How-the-Sector/Henderson-Bussey-Ebrahim/p/book/9781032190273.
- Lins, H.A.M. & Cabello, J. (no prelo). A língua das direitas extremas e radicais como “canto da sereia” (também) ao povo surdo: imparabilidade e revisionismo na educação. Revista Psicologia Política. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1519-549X&lng=pt
2021
-
Archangelo, A. & O'Louglin, M. (2021). Exploring Racial Formation in Children: Thoughts from an Encounter with Black Children in Brazil. Journal of Infant, Child, and Adolescent Psychotherapy, v. 1, p. 1-15.
-
Archangelo, A., Luz, T.R., Campanaro, C. R. & Rodrigues, I. A. (2021). Sentimento de Pertencimento e Desenvolvimento da Moralidade na Escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa (Brasília. Online), v. 37, p. 1-10.
-
Lins, H.A.M.& Bispo, C.F.B. (2021). O racismo e a literatura para a infância: os falsos dilemas em torno da “liberdade de expressão” x “mordaça”. In: Maria Anória de Jesus Oliveira, Ana Lúcia Silva Souza, Iris Maria da Costa Amâncio (Orgs).: Literatura, língua e artes: linguagens d’áfricas e de suas diásporas. XI COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 9 a 12 de novembro de 2020 (parte I) e 23 a 26 de maio de 2021 (parte II). Curitiba : Universidade Federal do Paraná, pp. 62-81. Disponível em:https://drive.google.com/file/d/17OKt64KznfAMzMqaqFzLYZZPzoKb8SzM/view.
-
Lins, H. A. M. (2021). Infancia en tiempos de guerra moral y espiritual en Brasil: culturas (in) materiales y subjetivación política (des)democrática. Sociedad e Infancias, 5(2), 77-97. https://doi.org/10.5209/soci.78374
-
Lins, H.A. M. (2021). Linhas de voo de um bebê surdo: emaranhados e agências nos processos de subjetivação e educação. Educação em Revista [online]. 2021, v. 37, e235031. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-4698235031>. Epub 30 Abr 2021. ISSN 1982-6621.
-
Lins, H.A.M., Cabello, J. & Miranda-Júnior, J. O.F. (2021). Infancias, fake news y (des) democratización en América Latina: cómo establecer otros comienzos a través de la Educación? RIIE - Revista del Instituto de Investigaciones en Educación, Año 12 (16), 115- 133. Unne- Argentina. Disponível em: https://revistas.unne.edu.ar/index.php/riie/article/view/5754/5456.
-
Lins, H.A.M, Maluf, J.L. & Freitas, N.F. (2021). O direito à informação e comunicação das crianças ameaçado no Brasil: “temas sensíveis” em tempos de neo-conservadorismo. Cad. Gên. Tecnol., Curitiba, , v. 14, n. 44, p. 603-628, jul./dez. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11691/8451.
-
Lins , H. A. M., Marques, G. A. & Ragnane, H. D. (2021). Pedagogia das diferenças e a formação docente em tempos de necropolíticas . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 211–230, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n1p211-230. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3814.
-
Lins, H.A.M. (2021). Por rastros do entre: histórias, memórias e o Ainda Não no território das infâncias. In: Ana Lúcia G. de Faria e Adriana Silva (Orgs). Sociologia da Infância no Brasil II em tempos de pandemia e necropolítica. Pedagogias descolonizadoras reinventando novas formas de vida. SP: Pedro & João. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/loja/sociologia-da-infancia-no-brasil-ii-em-tempos-de-pandemia-e-necropolitica-pedagogias-descolonizadoras-reinventando-novas-formas-de-vida/
-
Lins, H.A.M. (2021). Estágios Supervisionados e escolas em tempos pandêmicos: o que (i)mobiliza saberes e formações. Blog FE Publica. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/fe-publica/publicacoes/estagios-supervisionados-e-escolas-em-tempos-pandemicos-o-que-imobiliza.
-
Mendonça, L. C.& Archangelo, A. (2021). Questões de gênero, da psicanálise e da educação. Jornal de Psicanálise, v. 54, p. 97-114.
-
Santos, R. C.& Archangelo, A. (2021). Medida socioeducativa, ambiente escolar e alojamento psíquico. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 12, p. 91-118.
-
SANTOS, E. F.; PRESTES, C. R. S. . Race and Gender Relations in Developmental Psychology. In: Luciana Dutra-Thomé; Dóris Firmino Rabelo; Dandara Ramos; Emanuelle Freitas Góes. (Org.). Racism and Human Development. 1ed.Cham: Springer, 2021, v. , p. 09-19.
-
Silva, C. P. & Lins, H. A. M. . (2021). “A gente faz a faculdade... pra criança normal”: representações sociais de educadoras sobre as diferenças. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, 9 (1). https://doi.org/10.29327/210932.9.1-2.
-
Soligo, A. & Yemi, H. (2021). Os desafios da formação em Saúde no contexto da pandemia: experiências da Psicologia e da Fonoaudiologia. Em Stela M. Nicolau; Sônia M. Lemos; Maísa B. Pedroso & Mirian Falkenberg (org). Formação No e Para o Sus na Pandemia da Covid-19: resistências e (re)invenções. Porto Alegre: Ed. Rede Unida.
-
Soligo, A. (2021). Prefácio. Em Sônia S. Barroco; Marli Zibetti & Marilda Facci (org). Psicologia e docência no ensino superior: formação e atuação de professores. Maringá: EDUEM. 2021.
-
Soligo, A. (2021). Prefácio. Em Ronaldo Alexandrino. A suposta homossexualidade. Curitiba: Appris. 2021.
-
Soligo, A. . Presentación. Em Horacio Maldonado (org). Ser docente de la Psicología en América Latina. Latinoamerica: ALFEPSI Editoria. 2021.
-
Tebet, G., Matsuyama, A.M., Menezes, C.P.B & Lins, H.A.M. (2021). Masculinidade como construção social: reflexões sobre a primeira infância, gênero e pandemia. In: Marcia Aparecida Gobbi, Juliana Diamente Pito (Orgs). Coletivos, mulheres e crianças em movimentos: na pandemia, do podcast ao livro. São Paulo: FEUSP, 464p. pp; 175-191. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/575
2020
-
Archangelo, A. (2020). Sobrevivência em tempos de Pandemia ou de como seguir viagem. Linha Mestra, v. 41A, p. 5-11.
-
Archangelo, A. (2020). Indisciplina na Escola: Uma Aproximação à Luz de Wilfred Bion. Educação & Sociedade, v. 41, p. 1-12.
-
Archangelo, A., Luz, T.R., Campanaro, C. R. & Villela, F.C.B. (2020). Chronos, Kairós e a temporalidade da pandemia: confronto entre deuses e possibilidade de reinvenção do setting. Jornal de Psicanálise, v. 53, p. 27-40.
-
Lins, H.A.M. & Bispo, C.F.B. (2020). Literatura afro-brasileira e africana para a infância: que histórias se dão a contar-praticar na escola? Caderno de Letras, Pelotas, n. 38, set-dez. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19436.
-
Lins, H.A.M. & Bregagnolo, N. E. (2020). ¿Qué puede el pensamiento de Paulo Freire en tiempos oscuros? problemas actuales en torno a la osadía y algunos modos de ex/res/istencia en Brasil y Argentina. Revista Eccos. São Paulo, n. 52., enero/marzo. https://doi.org/10.5585/eccos.n52.17101
-
Lins, H.A.M., Cabello, J., & Borges, C. (2020). Direito à participação política de crianças sobre a escola: algo mudaria em função da pandemia?. Sociedad e Infancias, 4, 243-249. https://doi.org/10.5209/soci.69637
-
Lins, H.A.M. (2020). Micropolíticas da amizade na educação: arriscar o impossível. In: Nima Spigolon (Org.). BRASI(S) & ÁFRICA(S): educação plural, culturas de resistência e emancipações humanas. SP: CRV. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34939-brasis-africas-breducacao-plural-culturas-de-resistencia-e-emancipacoes-humanas.
-
Maffi, Aline de Jesus ; Gomes, Laryssa de Cássia Ramos ; FIGUEROA DOS SANTOS, ELISABETE. Rainha: Uma interdição alegórica a partir das relações de classe, raça, gênero e sexualidade na construção da mulher negra.. In: Ana Cláudia Bortolozzi; Leilane Raquel Spadotto de Carvalho. (Org.). Leituras sobre a sexualidade em filmes: intersecções sobre vínculos, desejos e relacionamentos.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editora, 2020, v. , p. 37-57. Disponível em: Leituras sobre a sexualidade em filmes: intersecções sobre vínculos, desejos e relacionamentos. Vol. 8 – eBooks Pedro & João Editores (wordpress.com).
-
Mendonça, L. C., Silva, R. C. S., Rossetti, S. S. & Archangelo, A (2020). A Educação na Pandemia: Sobreviveremos?. Linha Mestra, v. 41A, p. 35-43.
-
Ribeiro, B. S, Cabello, J. & Lins, H.A.M. (2020). Direito à participação política da comunidade surda brasileira: informação e comunicação na garantia de cidadania. Revista Humanidades & Inovação, v. 7 n. 20: Direitos Humanos II . Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3638.
-
SANTOS, Elisabete Figueroa dos. “O Fuzzil aqui não mata, recita poesia”: processos de identificação a partir da poesia de Fuzzil. Fractal: revista de Psicologia, v. 32, p. 262/3-268, 2020. Disponível em: SciELO - Brasil - “O Fuzzil aqui não mata, recita poesia”: processos de identificação a partir da poesia de Fuzzil “O Fuzzil aqui não mata, recita poesia”: processos de identificação a partir da poesia de Fuzzil.
-
Soligo, A., Oliveira, I.T., Muniz, M. & Zanini, D. S. (2020). Formação em Psicologia: Estágios e Avaliação Psicológica. Psicologia: Ciência e Profissão (online), v. 40, p. 1-18, 2020.
-
Souza, S., Archangelo, A. & Mendonça, L.C. (2020). (Des)interesse por escutar histórias: a fragmentação dos nexos de significação e a importância do contador. Nuances, v. 31, p. 345-357.
Livros/ E-books
Estudos de bebês e diálogos com a Sociologia
(Editora Pedro & João, 2019. Ver detalhes aqui) Ferdinand Berthier (Editora CRV, 2021. Ver detalhes aqui) Amor e Ódio na Vida do Professor (Cortez Editora, 2007)
Capacidade para não aprender (Ed. Zagodoni, 2021) Temas em Psicologia Educacional (Mercado de Letras, 2017)


Democracia e participação das infâncias e


Mídias, infâncias e diferenças
(Editora Leitura e Escrita, 2017.
Coleção Escola Significativa




Série Setembro Azul



Plano Nacional de Educação e as políticas locais para a
implantação da educação bilíngue para surdos
(Download gratuito aqui)
Ações afirmativas para pessoas surdas no processo
de escolarização
(Download gratuito aqui)
Direitos humanos em questão: a universidade pode se fazer falar em Libras?
(Download gratuito aqui)