Docentes

Angela Soligo
E-mail: soligo@unicamp.br / currículo Lattes

 Graduada, mestre e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é docente aposentada colaboradora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação e membro do DiS desde sua criação. Foi coordenadora associada e coordenadora do Curso de Pedagogia da Unicamp entre 2001 e 2008. Foi coordenadora acadêmica da Pesquisa nacional Violência e preconceitos na Escola, entre os anos 2012 e 2015, representando a ABEP, desenvolvida em parceria com o Conselho Federal de Psicologia, Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, Federação Nacional dos Psicólogos e dez Universidades Federais brasileiras.Coordenou, com Caroline Jango, a pesquisa A consolidação da Lei 10639 no Município de Campinas-SP, em colaboração com a Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores de Campinas. Atualmente é membro da CADER – Comissão Assessora de Diversidade Étnico-racial da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp.

 

 

Bete Figueroa
E-mail: elifigue@unicamp.br / Currículo Lattes

Possui graduação (2008), mestrado (2011) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2015). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) durante o mestrado e o doutorado. Em 2014, como parte das atividades de doutoramento e com subsídio FAPESP, fez visita técnica à África do Sul, onde entrevistou poetas e poetisas ativistas dos movimentos literários de Joanesburgo, Cidade do Cabo e Pretória.  É uma das autoras do documento "Relações Raciais: Referências Técnicas para a Prática da(o) Psicóloga(o)" (2017), publicado pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP/CFP). Foi pesquisadora do Instituto AMMA Psique e Negritude (2022-2023), no âmbito do projeto de pesquisa multicêntrico "Relações étnico-raciais e primeira infância: aspectos psicossociais, educacionais e culturais". Atualmente, é professora do Departamento de Psicologia Educacional - DEPE/UNICAMP. Tem experiência na área de Psicologia Social e Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, relações de gênero, movimentos de resistência, epistemicídio e refúgio. É mãe solo do Malick (2008) e da Naomi (2018).

 

Ana Archangelo
E-mail: ana.archangelo@gmail.com / currículo Lattes

Professora Associada (Livre-Docente) do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atual líder no CNPq do grupo de pesquisa DiS (Diferenças e Subjetividades em Educação). Coordenou entre 2011 e fevereiro de 2018 o projeto PIBID/CAPES, atendendo aproximadamente 280 alunos de Ensino Fundamental I, bem como alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras da UNICAMP. Foi por duas gestões (2014 - 2016 e 2016 - 2018) presidente da Comissão Permanente de Formação de Professores, da UNICAMP, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação. Autora, juntamente  com Fábio Villela, da Coleção "Escola Significativa", com 4 livros publicados pela Edições Loyola. Seu último livro, lançado em 2021 pela Editora Zagodoni, tem o título "Capacidade para não aprender: manejo e contribuições da psicanálise ao cotidiano escolar". É membro do International Advisory Board da coleção Psychoanalytic Studies: Clinical, Social, and Cultural Contexts, organizada por Michael O'Loughlin e publicada pela Rowman & Littlefield; membro associado da The Association for the Psychoanalysis of Culture & Society (APCS); e Associate Editor do periódico Psychoanalysis, Culture & Society, da APCS. 

 

Regina Maria de Souza
E-mail: resouza@unicamp.br / currículo Lattes

Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade de Campinas – PUCCAMP (1986), doutora em lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (1996), docente do Departamento de Psicologia Educacional da UNICAMP, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Diferença e Subjetividades em Educação (DIS) da Faculdade de Educação da UNICAMP, participando como docente dos cursos de Licenciaturas e de Pedagogia e integrante do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Esteve na coordenação do GT Linguagem e Surdez da Associação Nacional de Letras e Lingüística (ANPOLL), de junho de 1996 a junho de 2002. Membro do GT Linguagem e Surdez da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Lingüística. Coordenadora na Unicamp da Rede de Investigadores do Núcleo Educación para la Intregración/ AUGM. Projeto de Pesquisa: Versos e anversos da discriminação: racismo, políticas públicas e práticas escolares.

Botões das Noticias