Esse grupo congrega pessoas interessadas em estudar a psicanálise sob a ótica das Teorias das Relações de Objeto, em especial Melanie Klein, Bion, Hinshelwood, com a finalidade de aprofundamento conceitual e de compreensão das possíveis articulações entre essas abordagens psicanalíticas e o campo da Educação. Considerando que todo processo de aprendizagem comporta certo grau de sofrimento psíquico e que tal sofrimento hoje é potencializado por inúmeros fatores sociais, esse grupo pretende apropriar-se de categorias e conceitos da psicanálise para problematizar fenômenos educacionais que digam respeito a uma ou mais das seguintes questões:
1. em que medida a Exclusão Social produz, reafirma e/ou naturaliza o sofrimento psíquico de alguns alunos que acabam por ser considerados ‘difíceis’, ‘diferentes’, ‘apáticos’, ‘mal-sucedidos’?;
2. Como identificar, descrever e compreender os processos afetivos e de pensamento que, uma vez constitutivos do sujeito, dificultam, quando não impedem, sua permanência na escola?;
3. Quais as formas que a instituição escolar encontra para lidar com tais sujeitos?;
4. Como a psicanálise pode contribuir com a formação docente?
O grupo de estudos tem encontros quinzenais nos quais são discutidos textos previamente selecionados pelos participantes, em geral, alunos de graduação e de pós-graduação.
Coordenação: Profa. Dra. Ana Archangelo